%PM, %19 %713 %2022 %16:%Fev.
PRR em Ação: para onde e para quem vão os fundos
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de apoio financeiro financiado pela União Europeia para potenciar o crescimento económico em Portugal. O prazo de utilização destes fundos termina em 2026. Grande parte do dinheiro é a fundo perdido e o restante em soluções de empréstimos com juros atrativos, como vimos no post Plano de Recuperação e Resiliência: o primeiro “Shot da Bazuca”, tudo terá de ser executado até 2026.
O PRR tem o objetivo de implementar um vasto conjunto de reformas estruturais a nível nacional e servirá também, para investir no tecido empresarial, com o intuito de repor e aumentar o crescimento económico de forma contínua e sustentada.
Categoria:
Artigos e Notícias
%PM, %19 %682 %2022 %15:%Fev.
Plano de Recuperação e Resiliência: o primeiro “Shot da Bazuca”
O chumbo da proposta do Governo para o Orçamento do Estado 2022 iria limitar a execução do Plano de Recuperação e Resiliência, numa fase em que é fundamental acelerar a recuperação da economia do País. Tendo isto em conta, o Conselho de Ministros aprovou uma exceção que liberta os instrumentos necessários para mitigar os danos deste regime transitório.
Categoria:
Artigos e Notícias
%PM, %19 %649 %2022 %14:%Fev.
TC deixa OE 2022 Suspenso com a Repetição de Eleições
A determinação, do Tribunal Constitucional, da repetição de eleições do Círculo Eleitoral da Europa vai deixar o Orçamento de Estado suspenso até julho de 2022, classificando-se este como um período recorde da história da democracia. Este será o melhor cenário que teremos, caso o governo cumpra o que promete em termos de celeridade e acelere o processo.
Categoria:
Artigos e Notícias
PÚBLICO
30 janeiro 2026
PÚBLICO — Pense bem, pense Público-
Explosão em edifício em construção em Algés danifica veículos e residências vizinhas
30 janeiro 2026Não há vitimas a registar. As autoridades ainda estão a averiguar o incidente, mas já descartaram a possibilidade de ter sido uma explosão por gás.
-
O TBA foi apenas o começo, e pode ser também o começo da resposta
30 janeiro 2026Os ataques ao TBA expõem um padrão que vai além de um caso isolado: a cultura entrou no centro de uma disputa que ameaça sua própria existência. Opinião de Ruy Filho
-
Sem receber, bolseiros de doutoramento estão em “contenção de gastos” para sobreviver
30 janeiro 2026Há quem passe frio à noite e também relatos de empréstimos contraídos e pedidos de ajuda aos pais. Gestão das bolsas de doutoramento passou para as instituições, mas atrasos pioraram.
-
Certificação de entidades formadoras
30 janeiro 2026
-
Supremo manda libertar cidadão indiano de centro de detenção. Decisão abre porta a outros imigrantes
30 janeiro 2026Tribunal não terá até agora casos idênticos, nem a PSP, que já cumpriu ordem. É expectável que outros se sigam. Trabalhador tinha interposto recurso.
-
Temos banda, chama-se Duques do Precariado: “Estamos a tentar fazer coisas nobres do ponto de vista humano”
30 janeiro 2026Encarnaçãooferece um cancioneiro à altura destes dias diabólicos. Música deste tempo, essencial para pensar o tempo que queremos.
-
Duques do Precariado, os filhos que não sabíamos prometidos, contemplam o mundo
30 janeiro 2026Estão com um pé fora, a ver tudo o que se passa cá dentro. Neles, o apocalipse é apenas “mais um dia bom, sem ninguém p’ra lembrá-lo”. Neles, a dúvida e as incertezas são a mãe da intervenção. Crónica de Mário Lopes
-
Independências e interferências dos EUA
30 janeiro 2026O mundo que se conta a partir do que se diz. Crónica de António Rodrigues
-
Campanha para chamar as mulheres “às estruturas de poder” lançada em Portugal e no resto da União Europeia
30 janeiro 2026As lideranças políticas serão questionadas sobre as medidas que estão a adoptar para alcançar a paridade em todos os cargos de decisão.
-
EUA ameaçam Irão, China alerta para o aventureirismo militar
30 janeiro 2026Tiago André Lopes, professor de Estudos Asiáticos e Diplomacia na Universidade Lusíada do Porto, é o convidado do P24 quando se fala do Irão.



