Nova Lei dos Condomínios de 2022
A nova Lei do Condomínio (Lei n.º 8/2022 de 10 de Janeiro) vem com muitas novidades e entrou em vigor no dia 10 de Abril. A Lei revê o antigo regime da propriedade horizontal e pretende clarificar algumas das questões relacionadas com os condomínios.
Uma das maiores mudanças é a declaração da existência de dívidas ao condomínio, uma medida que há muito é reivindicada por todos.
As Assembleias de Condomínios têm novas regras de funcionamento, os administradores terão novos poderes e também novas obrigações. Os condóminos passam também a ter novas obrigações perante os administradores.
Entrada em Vigor da Lei dos Atos Autênticos à Distância
É hoje, dia 4 de Abril, que entra em vigor, por um período de dois anos, a Lei dos Atos Autênticos à Distância, também conhecida por Lei das Escrituras à Distância, como já tínhamos abordado no Artigo relativo ao Serviço de Escrituras à Distância, que disponibilizámos ao público em Fevereiro de 2022 e onde explicamos como tudo se processa, em que plataforma se processa, como é feito o acesso e em que situações se processa (leia mais em Escrituras à Distância).
A partir de hoje, iremos dar início aos processos das Escrituras e DPA por Videoconferência, que já temos agendados, assim como outros Atos Autênticos, embora estejamos condicionados pelo facto de dependermos da plataforma informática do ministério, para efetivar os Atos. A plataforma informática do ministério ainda se encontra em fase de testes e correção de erros (bugs)... pelo que aguardamos por instruções para podermos avançar com esta nova realidade.
Compra e Venda de Imóvel
Bupi
Os titulares de propriedades localizadas dentro dos 19 concelhos abrangidos pelo BUPi podem identificar as suas propriedades online, em substituição de uma visita presencial a um balcão de atendimento.
Balcão Casa Pronta
O serviço Casa Pronta permite tratar de vários assuntos relacionados com a aquisição e registo de um imóvel, num só momento.
PÚBLICO
24 dezembro 2025
PÚBLICO — Pense bem, pense Público-
Na última ginjinha de Natal, Marcelo acredita que Portugal ficará “bem servido” com próximo PR
24 dezembro 2025Mesmo em recuperação, Marcelo não falhou a tradição da ginjinha de Natal. Entre críticas a atrasos no Parlamento, defendeu que qualquer candidato tem condições para ser melhor Presidente do que ele.
-
O Douro em camadas para se descascar sem pressa (e sem dever)
24 dezembro 2025Vinhas velhas e novas, quintas e hotéis, visitas e permanência são as peças do puzzle que o enoturismo do The Fladgate Partnership organiza, com obstinação.
-
Começa a contagem decrescente para Alentejo e Oeste terem comboios novos da CP
24 dezembro 2025Chegou a Portugal o primeiro de 22 comboios novos que a CP vai receber, mas só dentro de quase um ano é que as novas automotoras devem poder circular.
-
Borja Sainz, o menino que nasceu de chuteiras calçadas
24 dezembro 2025Começou a jogar futebol aos quatro anos, mas com um pai e um tio futebolistas, pode bem dizer-se que Borja Sainz Eguskiza já nasceu de chuteiras calçadas.
-
Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e promete resposta adequada
24 dezembro 2025As acusações surgem depois de um engenho explosivo ter ferido um soldado israelita durante uma operação em Rafah. Netanyahu reiterou que o Hamas deve cumprir os acordos assinados no âmbito da trégua.
-
De um paraíso chamado Portugal — um balanço do cinema nacional em 2025
24 dezembro 2025Do óvni de Pedro Pinho, O Riso e a Faca, às promessas de futuro em Paraíso, de Daniel Mota. O cinema português foi um sismógrafo das pulsões violentas e delicadas da sociedade. Análise de Daniel Ribas
-
Sabe quanto é que os cuidados de saúde que recebeu custaram ao SNS? Veja no telemóvel
24 dezembro 2025A aplicação SNS24 permite consultar o histórico de cuidados de saúde nos últimos cinco anos e os respectivos valores das comparticipações do SNS.
-
Vicente Monroy: “O cinema continua a acontecer, a nossa obrigação é irmos à sua procura”
24 dezembro 2025Ensaísta e programador, o espanhol Vicente Monroy defende que o conceito de “autor” fez muito mal à história do cinema e acredita que o cinema do futuro não é o cinema do passado.
-
Há 2800 internamentos indevidos nos hospitais e as soluções não chegam nas próximas semanas
24 dezembro 2025Director-executivo do SNS detalha que entre 800 a mil dos internamentos com alta clínica são casos sociais e os restantes aguardam resposta da rede de cuidados continuados.
-
Andam querendo deportar o Pai Natal antes da meia-noite
24 dezembro 2025Imigrante, Papai Noel está ameaçado de expulsão em Portugal. Mas Xangô interfere e diz que a decisão é dele. Oxóssi entra na conversa e determina: “Quem não for imigrante, levante a mão”. Opinião de Pierre Aderne



